Imagem de uma pessoas com os EPIs detectados pelo aplicativo

Aplicativo Pix Force

Novas tecnologias auxiliam na rotina de trabalho da Cemig. Aplicativo Pix Force para promover a eficiência operacional das equipes de leituristas – (P&D 661)

Objetivo

Com o objetivo de melhorar processos, reduzir riscos e garantir uma maior eficiência em sua gestão, a Cemig investe, cada vez mais, em tecnologia e inovação. Ao longo dos últimos anos, novas funcionalidades e novos métodos inovadores foram incorporados à rotina da empresa, de maneira a levar mais comodidade e facilidade à vida dos clientes e colaboradores da Companhia. O Sistema Integrado de Visão Computacional para Proteção à Receita e Segurança do Trabalho é uma dessas ferramentas.

Produto gerado

O uso de soluções inteligentes por meio de novas tecnologias está presente nas diferentes áreas de atuação da Cemig. A Companhia está empregando uma série de ferramentas e aplicativos que irão auxiliar as equipes que trabalham diretamente na manutenção em processo da empresa. Neste caso, a entrega consiste em três soluções as quais têm como foco principal a proteção a receita e a segurança no trabalho.

Descrição Técnica Sucinta

O Sistema Integrado de Visão Computacional para Proteção à Receita e Segurança do Trabalho propõe ganhos em produtividade e otimização de operação. A tecnologia utilizada é a da inteligência artificial (IA). Ela promove, além da captura e da interpretação das imagens, replicando funções condicionadas à visão humana, também é capaz de classificá-las, agrupá-las e até distingui-las conforme padrão previamente estipulado.

Benefícios

As ações propostas por esse aplicativo geram dados mais precisos, tornando a detecção de problemas mais rápida e objetiva, além de otimizar o deslocamento das equipes de manutenção, garantindo, ainda, redução de custos no processo. Para os clientes da Cemig isso se traduz em maior confiabilidade, segurança e qualidade no serviço prestado.

Resumo

Nome do projeto

Aplicativo Pix Force

Código do projeto

P&D 661

Valor

cerca de R$13 milhões

Início

novembro/2022

Prazo de execução

30 meses

Conclusão

janeiro/2025

Executora

Pix Force e Cemig

Entidades Envolvidas

Pix Force Tecnologia